sexta-feira, setembro 01, 2006

O Batismo de Fogo


Quando consideramos o batismo há três perguntas que devemos fazer:

1 - Quem é a pessoa que administra o batismo?
2 - Com o que se batiza? (água, Espirito, fogo etc)
3 - Quem é a pessoa batisada?

I. Quem é a pessoa que administra o batismo?

Neste caso, Cristo é quem administra o batismo: Mt. 3:11: “E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; não sou digno de levar as suas sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.”

II. Com o que se batisa? (água, Espirito, fogo etc)

O propósito do trabalho de João foi a manifestação de Cristo para Israel (Jo. 1:31) e também para preparar Israel para receber a Cristo (Lc. 1:17) Ele batizava com água.

Segundo o mesmo Jesus, ele ira batizar as pessoas com o “Espirito Santo e fogo”

Este batismo estava relacionado com o juizo do povo de Israel. (Mt. 3:12)
Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará.


Assim ha três batismos importantes para considerar:

1. O batismo na agua administrado por João ao povo;

2. O batismo com agua administrado por João a Jesús;

3. O batismo com fogo administrado por Jesus a Israel.

O batismo de fogo de Mt. 3:12 “ fala da indignação de Deus pelo pecado cometidos por Israel ao regeitar a Jesus como o Messias. Hb. 10:26-31

O fogo na Escritura nos leva a ideia de juizo ou de uma prova. I Pe. 3:12 “Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós,…”.

Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, mas uma certa expectação horrível de juízo e ardor de fogo, que há de devorar os adversários.Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas. De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do testamento, com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça? Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.

Assim será o batismo administrado por Jesus no juizo. A idéia dos Pentescostais de que João fazia referência ao que iria acontecer no dia de Pentecostes é contrariamente explicada por João mesmo em Mt. 3:12.

III. Quem é a pessoa batizada?

Os adversários de Cristo e de suas Igrejas eram os Judeus. Alguns Israelitas receberam a Cristo como o Messias, mais os que o rejeitaram são chamados palha e sabemos que a palha queima fácilmente. A expreção “em sua mão tem a pá”, significa que o juizo era eminente. Este juizo ocorreo no ano 70 quando os exercitos romanos destruiram a cidade de Jerusalém, o templo e todo sistema religioso judeo.

Nota do Tradutor

Este texto não esta no original apenas foi adicionado para melhor compreensão do artigo.

João não possuiu o poder que Jesus tem. João tinha poder para batizar nas águas, mas Jesus batizaria com o Espírito Santo e com fogo.
Obs.: Os comentários de João em 3:11 sobre os batismos têm sido usados para defender várias idéias erradas sobre o batismo com o Espírito Santo. Preste atenção neste trecho para observar:

(1) Que João não está dizendo que o batismo com o Espírito Santo é mais importante do que batismo nas águas. A comparação não está entre batismos, e sim entre pessoas. João tinha poder sobre um pouco de água. Jesus tem poder sobre o Espírito Santo e sobre o fogo.

(2) O sentido de "fogo" neste contexto. Muitas pessoas associam o fogo daqui com as "línguas, como de fogo" do dia de Pentecostes (Atos 2:3). Mas o contexto de Mateus 3 mostra que o batismo com fogo é o castigo eterno dos malfeitores (leia, de novo, 3:10 e 3:12).
Tradução: Daniel L. Petersen

Nenhum comentário: