domingo, agosto 13, 2006

Porque Jesus foi Batizado?

Mt. 3:13-15: “Então, veio Jesus da Galiléia ter com João junto do Jordão, para ser batizado por ele. Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim? Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o permitiu.

O sentido original da palavra justiça era a falta de culpabilidade. Cristo nasceu de baixo da lei de Moisés e viveu da mesma lei toda a sua vida, e foi esta lei que causou sua morte como uma maldição. (Gl. 4:4, 3:13)

Segundo a lei de Moisés antes que um oficial da nação pudesse ser ungido, essa pessoa teria que ser lavada (Ex. 29:4; 40:12; Lv. 8:6). O batismo de Cristo pelas mãos de João procedeu ao ungir de Jesus. Ao terminar o batismo os céus se abriram e o Espírito Santo desceu sobre Cristo. Assim toda tipologia usada para ungir os profetas, sacerdotes e reis foi cumprida em Cristo também (veja Is. 61:1; Hb. 1:9).

Lc. 3:21.22: “E aconteceu que, como todo o povo se batizava, sendo batizado também Jesus, orando ele, o céu se abriu, e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como uma pomba; e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és meu Filho amado; em ti me tenho comprazido.”

A afirmação, desde o céu, pois fim a vida de Jesus. Sendo ungido, a partir de agora pertenceu ao povo e ao mundo. O ungir foi aplicado por Deus e o título Cristo quer dizer ungido e seu equivalente em hebraico Messias indica que foi separado para uma função específica.

Nada pode se igualar a Cristo no batismo. Somente ele foi batizado para cumprir toda justiça. Só ele poderia receber esta identidade única pela lei de Moisés. Somente ele cumpriu cada processo da lei, cada processo da santidade de Deus foi comprovada, cada obra de obediência foi perfeita e cada obra completa. Somente Cristo recebeu este tipo de batismo e ungido.


Retirado do site: http://www.graciasoberana.com/

Tradução: Daniel L. Petersen

Nenhum comentário: