segunda-feira, agosto 07, 2006

Onde não há responsabilidade humana

Se não estivermos vigilantes, talvez nós imaginemos a regeneração como algo que o homem controla – com sua própria responsabilidade. Talvez citemos a afirmação de Jesus, “ importavos nascer de novo”. ( Jo. 3.7 ) e logo exortar: ‘ a fim de entrar no reino dos céus deverá nascer do espírito. Procura, pois, cumprir os pré-requisitos necessários da convicção, arrependimento, conversão e fé afim de poder se regenerado. Esta nas mãos de vocês, não o postergar, porque é necessário nascer de novo”.

O pensar assim não seria bíblico. A Bíblia considera os homens responsáveis por todas suas ações, porém não pelas ações do Espírito na regeneração. O homem não regenerado, ainda está morto em seus pecados e não pode fazer nada espiritualmente. Sequer sendo responsável diante de Deus por sua queda em Adão e por seus pecados conseqüentes. Não pode esquivar da culpa deixando a responsabilidade a Adão. È culpa do homem mesmo em contraste com a situação moral em que esta. O homem regenerado também é responsável diante de Deus por todas suas ações, tanto por seus pensamentos, como palavras e obras. Porém ninguém é responsável pela obra da regeneração; não é algo que o homem possa fazer. Não se forma a si mesmo, senão como Jesus disse a Nicodemo, o homem nasce de cima, do Espírito. A regeneração é atividade exclusiva do Espírito, e nela o homem está completamente passivo.

Tampouco se pode dizer que o homem seja responsável por colocar em movimento essa cadeia de acontecimentos – seja o dizer, convicção, arrependimento, conversão e fé em Cristo – que produzirão a regeneração. Porque como temos visto, estes acontecimentos não procedem nem causam a fé, senão como no caso de Lídia, a regeneração deve ocorrer de antemão a fim de que os perdidos se arrependam e creiam.

Mais observe que na Bíblia não menciona em nenhuma parte nenhum mandamento no sentido que o homem deva nascer de novo ou deve começar um processo que conduza a sua regeneração. ‘ importavos nascer de novo,’ não manda que o faça. Antes bem, afirma simplesmente uma realidade. Que é necessário a Nicodemo nascer de novo se quer entrar no reino do céu. Tem que nascer da água e de Espírito, e também, tem que ser purificado com a lavagem da purificação a fim de poder entrar. Jesus não disse a Nicodemo que pode regenerar-se por si mesmo e que primeiro deve fazer certas coisas para poder chegar à regeneração. Pelo contrario, insinua-se bem claramente que a regeneração não esta em absoluto sob seu controle. Antes bem, este nascimento vem de cima. Alem disso, disse Jesus, o Espírito que envio é como o vento que sopra onde quer. Nada o controla nem o dirige. Assim como nada pode cumprir com certos requisitos que façam que o vento mude de direção, assim tão pouco nada pode, mediante o cumprimento de certas condições, forçar o Espírito Santo a regenerar a alguém.

Pode-se dizer também que qualquer mandato dado ao homem a respeito da regeneração seria como tratar de exigir da criança, todavia no nascimento se cumpri com certas condições, a fim de poder-se nascer. Que seria como pedir a Lázaro morto que realiza-se certas coisas afim de que Jesus pudesse ressuscitado.

Assim, pois, como a regeneração é um ato que só pode realizar e ser realizada pelo Espírito Santo, e como a Bíblia nos diz que o homem não pode, nem tem como cumprir com certas condições que obrigam o Espírito a regenerá-lo, a conclusão certamente é que o homem não é nem pode ser responsável por sua regeneração, a qual esta totalmente nas mãos de Deus.

Certo que a Bíblia não faz o homem responsável por sua regeneração, mais põe sobre seus respaldos, em 100%, a responsabilidade de crer. A Bíblia não manda em nenhuma passagem que o homem se regenere. Mais constantemente exorta a quem crê. A regeneração pertence ao Espírito Santo, mais a fé pertence ao homem (se bem que é o Espírito que o capacita para crer). Essa ênfase bíblica deve ser nosso guia tanto em dar testemunho como ao praticar aos não salvos. Por uma parte, devemos abster de mandar-lhes que nascem de novo – isso não é responsabilidade sua; por outra parte devemos exortá-los em nome do Rei, mandar-lhes, e suplicar-lhes que creiam – esta sim é sua responsabilidade.

Ainda falta acrescentar aqui umas palavras de alerta. Não se deve distorcer o ensinamento bíblico de que o homem não é responsável de sua regeneração dando a entender que a Bíblia ensina um sistema fatal de salvação. Poderia-se pensar: se o homem não pode crer até que o Espírito de Deus o regenere, então não é obrigação nem responsabilidade sua de crer. Mais este pensamento é do homem. Nossa responsabilidade é limitada à revelação da escritura, ainda que seus ensinamentos não se harmonizam com o relacionamento humano. A sabedoria e conhecimento de Deus são infinitamente superiores aos nossos, e nos devemos submeter a eles inclusive quando nos parecer ir contra a lógica humana. Conseqüentemente sabemos que a Bíblia ensina que a regeneração é eleição soberana de Deus e não responsabilidade do homem, sem embargo, por outro lado, a Bíblia põe toda a responsabilidade de crer no homem. Se não crer, a culpa é só sua, e não de Deus. Se crer, toda a consideração pertence a Deus e não ao homem. Solo Deo gloria: Só a Deus glória.


Por Edwin H. Palmer


Tradução: Daniel L. Petersen Livro: El Espíritu Santo

Nenhum comentário: